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Felix Vallotton
Autoretrato. |
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Félix Edouard Vallotton (dezembro
28, 1865 - dezembro 29, 1925) era
um pintor e um printmaker suíços
associados com o Les Nabis. Era
uma figura importante no
desenvolvimento do woodcut
moderno.
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Felix Vallotton nasceu em uma
família conservadora da classe média
em Lausane na Suíça. Formou-se
em estudos clássicos em 1882. Nesse
ano mudou-se para Paris onde estudou arte
com Jules Joseph Lefebvre e
Gustave Boulanger na Academia Juliano.
Passou muitas horas no Louvre, onde
admirava os trabalhos de Holbein, de Dürer e de Ingres;
estes artistas sempre foram
referencias para
Vallotton ao longo de sua vida. Suas
pinturas em fases mais adiantadas, tais como o
retrato do Monsieur
Ursenbach (1885), são enraizadas firme
na tradição acadêmica, e seu auto-retrato
de 1885 (foto acima, canto esquerdo)
recebeu uma menção honrosa no DES em 1886.Durante
a década seguinte Vallotton pintou,
escreveu . Em 1891 executou
seu primeiro xilografia, um retrato de
Paul Verlaine. Muitas xilografias que
produziu durante os 1890s foram
disseminados extensamente nos
jornais, revistas e nos livros tanto
na Europa
como nos Estados Unidos, e
reconhecidos como radicais e
inovadores
em impressão. Estabeleceram
Vallotton como um líder no
renascimento da xilogravura como verdadeiro
meio artístico; no mundo
ocidental, a cópia do relevo, sob a
forma da gravura de madeira comercial,
tinha sido utilizada por muito tempo
principalmente como meios reproduzir
exatamente imagens extraídas ou
pintadas e, última, fotografias. As
influências do pós Impressionismo, do
simbolismo e xilogravura japonesa são
visíveis. Sua arte gráfica alcangou
seu desenvolvimento mais elevado em
Intimités (intimidades), uma série de
dez interiores publicados em 1898 pelo
reexame Blanche, que tratam da tensão
entre homens e mulheres. Vallotton' foram uma
influência significativa na arte
gráfica de Edvard Munch, Aubrey
Beardsley, e Ernst Ludwig Kirchner.
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Artista: Felix Vallotton
(1865 - 1925) - título:
Retrato de Anna Zborowska (Hanka
Zborowska), tamanho: 32 x 27
cm - Técnica - carvão sobre papel - assinado: F. Vallotton
no canto inferior esquerdo .
>>Este
desenho de Felix Vallotton é
uma raridade, e tem um valor
muito especial, trata-se de um
retrato de "Anna Zboroska" (Hanka Zboroska),
uma celebridade em
Paris,famosa no mundo das
artes.Anna Zborowska era
casada com Leopold Zborowski
importante negociante de arte
e empresário de Modigliani. Amadeo
Modigliani tambem fêz alguns
retaratos da familia
Ziborowski em especial a
obra-prima "Anna Zborowska".
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Vallotton era ligado ao "Les
Nabis", um grupo de artistas
novos que incluía Pierre
Bonnard, Ker-Xavier Roussel,
Maurício Denis, e Edouard
Vuillard, com quem Vallotton
manteve uma amizade por toda
a vida. Durante os 1890s,
quando Vallotton foi aliado
a vanguarda, suas pinturas
refletiram o estilo de suas
xilogravuras, com áreas
lisas da cor, de bordas
duras, e de simplificação do
detalhe. Os exemplos
de seu estilo de "Nabi" são
os Bathers deliberadamente
inábeis em uma noite do
verão (1892-93), agora no
Kunsthaus Zürich, e o luar
do symbolist (1895), no
Musée d' Orsay. Por volta de
1899 sua atividade com
gravuras diminuí, se
concentra na pintura,
desenvolvendo um realismo
sóbrio, frequentemente
amargo independente do
grosso da população
artística. Seu retrato de
Gertrudes Stein (1907) foi
pintado como uma resposta
aparente a Picasso. Na
autobiografia de Alice B.
Toklas Stein descreveu a
maneira muito metódica em
que Vallotton a pintou,
trabalhando de de cima para
baixo como se abaixando uma
cortina através da lona.
Em 1915-16 onde
retornou ao meio do woodcut
pela primeira vez desde 1901
para expressar seus
sentimentos para seu país
adotado na série, esta
realiza-se a guerra, suas
cópias do último. Passou
subseqüentemente três
semanas em uma excursão da
parte dianteira de Champagne
em 1917, em uma comissão do
ministério das belas artes.
Os esboços que produziu
transformaram-se a base para
um grupo de pinturas, a
igreja de Souain na silhueta
entre elas, em que gravou
com destacamento fresco a
paisagem arruinada. Em seus
últimos anos Félix Vallotton
concentrou-se especialmente
em pintar "naturezas mortas"
e "paisagens". Deixou
aproximadamente 1700
pinturas e 200
xilogravuras, além do que
centenas de desenhos e de
diversas esculturas. Morreu
em Paris em 1925.
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